A otimização dos sites para mecanismos de busca (SEO) é uma maneira muito eficiente de atrair consumidores para sua plataforma online, cerca de 70% dos usuários se concentram nos resultados orgânicos e ignoram os pagos e em torno de 28% das pesquisas são convertidas em compras.
Em 2019 o Google lançou o Bert, uma atualização do algoritmo de busca que segundo o próprio Google seria a maior atualização dos últimos anos e mudaria a capacidade de compreensão do algoritmo, dando ao buscador uma capacidade de compreensão incrível da linguagem natural, falada e escrita. Já agora no último 18 de maio o Google fez mais um super anúncio: uma nova tecnologia relacionada a compreensão de linguagem 1000x mais poderosa que o Bert, o Google MUM.
Para figurar entre os primeiros sites da lista do google é importante dar atenção a várias métricas como tempo de carregamento, backlinks, compartilhamento, dentre outros itens. Em nosso guia listamos 7 tendências super relevantes para ficar atento e começar a aplicar agora mesmo em seu site.
1. A pesquisa por voz afetará o resultado da pesquisa
2. Otimização de imagens com um papel maior nas pesquisas
3. Os conteúdos que cumprirem com o princípio EAT do Google serão melhor posicionados
5. Estratégias de SEO incluirão vídeo
6. A compatibilidade com dispositivos móveis afetará os posicionamentos de pesquisa
1. A pesquisa por voz afetará o resultado da pesquisa
Conforme a tecnologia da pesquisa de voz progrediu, ela também se popularizou com os assistentes virtuais. A previsão é de que 55% das famílias norte americanas tenham uma caixa de som inteligente até 2022.
Apesar do aumento no número de famílias utilizando os alto-falantes inteligentes o relatório aponta que a maior parte do uso dos assistentes de voz não será por meio de dispositivos domésticos, sendo a maior utilização em smartphones, com mais de 5 bilhões de assistentes instalados em todo o mundo até 2022.
Para otimizar seu site para a pesquisa por voz, considere suas palavras-chave. Identifique frases mais longas e naturais como as que pessoas usam em conversas no dia a dia. Quando o usuário faz a busca digitando a tendência é encurtar o texto, por exemplo, uma pessoa pode fazer a seguinte pesquisa por voz: “Quais são as novas tendências de SEO para 2022?”, mas digitar: “novas tendências SEO 2022.”
2. Otimização de imagens mais importante para as pesquisas
A otimização das imagens é indispensável para proporcionar uma experiência de navegação mais agradável para o usuário e garantir que o algoritmo consiga identificar e buscar esse tipo de conteúdo.
Quando o SEO surgiu o mindset dos usuários era outro: muito focado em conteúdo de texto e pouco em imagens. Hoje, vemos o contrário: usuários muito mais ligados em conteúdo multimídia e imagens do que apenas no texto.
Não basta apenas ter a melhor foto e fazer a melhor edição, a imagem precisa estar otimizada para que possa ser lida pelo robô de busca do Google e rapidamente carregada pelos pacotes de dados.
Seguem algumas dicas para otimizar a utilização das suas imagens:
Nome do arquivo: inclua a sua palavra-chave principal e dê um título que seja relevante para o conteúdo da página onde a imagem esta sendo inserida;
Tag alt text: descreva a sua imagem para facilitar a leitura do algoritmo. Utilize sua palavra-chave principal;
Dimensões da imagem: procure utilizar dimensões padrão, como 16:9 ou 4:3. Também mantenha sempre uma largura de 1024 pixels;
Qualidade: é importante ter em mente que uma boa parte das suas imagens vai ser visualizada através de telas móveis e muitas vezes os usuários utilizarão algum recurso para aproximar a imagem e ver melhor seus detalhes. Use sempre imagens de boa qualidade;
Tamanho da imagem: se esforce para manter um tamanho máximo de 100 kb, desde que seja possível manter a sua qualidade. Sempre que possível comprima a imagem para garantir a equação “tamanho x qualidade”.
3. Os conteúdos que cumprirem com o princípio EAT do Google serão melhor posicionados
Conteúdo relevante é e sempre será a maior tendência para o rankeamento do algoritmo. O Google reitera sempre quanto a qualidade do conteúdo ser indispensável para um posicionamento de sucesso. Mas o que significa “qualidade” para o buscador? Consulte o princípio EAT: especialização, autoridade e confiabilidade. Esses fatores ajudam a determinar se uma página tem conteúdo útil e de qualidade.
O que é EAT e porque ele é tão importante? E-A-T significa Expertise – Authoritativeness – Trustworthiness — esses são os três conceitos apresentados pelo Google pontos importantes de avaliação da qualidade das páginas web e já não é possível pensar em SEO sem pensar nisso.
Se o usuário entra no seu site e não encontra o que procura ele sempre vai poder pressionar o botão de voltar e escolher uma das outras várias opções presentes no resultado da busca e você perderá a chance de conquistar um novo cliente.
Há algumas formas de garantir conteúdo de qualidade. Crie personas de consumidor, para entender que tipo de conteúdo seus clientes priorizam. Realize pesquisas de intenção de busca, o que ajudará a mapear a jornada do consumidor e utilize essas informações para criar um conteúdo que se encaixe no formato que seus usuários preferem.
Por exemplo, se adolescentes são seu cliente principal, provavelmente o formato de o vídeo é o mais recomendado. Se você estiver se dirigindo a um público mais velho, o vídeo pode ser menos atraente.
Para ter mais autoridade sobre determinado assunto gere menções na imprensa, backlinks para sua marca, depoimentos de pessoas, funcionários e empresas parceiras falando sobre sua marca também transmitem autoridade.
Para transmitir confiabilidade use apenas https em seu domínio, exiba foto dos funcionários, conte sua história, tempo de mercado, prêmios, certificados, avaliações positivas no reclame aqui. Para ecommerces informar claramente política de troca, garantia do produto, informações sobre endereço físico e cnpj são indispensáveis.
Por fim, sempre lembre de EAT ao criar seu conteúdo. Respalde suas afirmações com estatísticas e fatos. Nem todos os itens podem ser relacionados ao SEO mas tudo esta cada vez mais conectado.
4. Google Meu Negócio
A maioria das pessoas usa os mecanismos de busca para encontrar bens e serviços localizados. Elas podem estar em busca de um restaurante no bairro ou de um médico próximo de seu local de trabalho. Se você ainda não configurou sua conta no Google Meu Negócio (GMN), faça isso agora mesmo.
Depois de anos tentando criar redes sociais que competissem com o facebook – Orkut, Google Plus, Google Wave, Circles… o Google voltou suas atenções para a plataforma Google Meu Negócio utilizando-o para reter os usuários. O Google meu negócio é essencial para negócios locais, a maior vantagem em ter seu perfil configurado é mostrar a sua localização no mapa. Já percebeu como os resultados no mapa tomam grande espaço nas buscas orgânicas?
5. Estratégias de SEO incluirão vídeo
De acordo com a Cisco, os vídeos devem superar todas as outras formas de conteúdo em termos de consumo. Incorporar vídeos ao seu site também é uma maneira de dar autoridade e enriquecer o conteúdo.
Os vídeos do YouTube também tem destaque nos resultados orgânicos. Vale a pena investir em uma estratégia multimídia e começar a criar conteúdo de vídeo para o YouTube, agora é a hora de começar.
O YouTube já é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google, e durante a pandemia ainda teve um crescimento de 20%.
Se você já produz conteúdo para o YouTube, fique ligado nos seguintes pontos na hora de publicar seus vídeos:
- Encontre palavras-chaves importantes para vídeos. De modo geral, palavras como “o que é” e “como fazer” possuem alto volume de busca. Descubra quais são as melhores palavras para o seu nicho de negócios;
- Escreva um título altamente atraente e sugestivo;
- Melhore a retenção dos seus vídeos estruturando as informações concedidas de modo a prender a atenção do usuário. Para o algoritmo do YouTube, a taxa de retenção é um fator bastante importante;
- Otimize suas tags, snippets e descrições. Tudo isso tem grande impacto em como o buscador enxergará o seu conteúdo, bem como na escolha do usuário pelo seu vídeo ou pelo concorrente;
- Escolha uma miniatura clara e interessante. Se o usuário não puder ter uma noção do que ele assistirá ao ver esta imagem, as chances de você angariar sua atenção são baixas;
- Adicione legendas. Os resultados do YouTube aparecem na busca orgânica do Google e além de rastreáveis pelos mecanismos de busca ainda facilitam a leitura dos crawlers;
- Assim como deve ser feito com imagens, suba um arquivo cujo nome está relacionado ao seu assunto;
- Encoraje seus espectadores à engajar com o seu vídeo por meio de comentários, likes e assinando o seu canal.
6. A compatibilidade com dispositivos móveis afetará os posicionamentos de pesquisa
Em 2019, o Google lançou o mobile-first indexing, o que significa que o mecanismo de pesquisa prioriza a versão para dispositivos móveis de um site, a considerando como a versão “primária” em vez da versão para computador. Essa mudança faz sentido, pois, até 2025, quase 73% dos internautas terão acesso à Internet apenas através de dispositivos móveis. Verifique a eficácia do seu site para dispositivos móveis com o teste de compatibilidade com dispositivos móveis gratuito do Google. Depois, confira o relatório “usabilidade em dispositivos móveis” no Google Search Console.
Para ter certeza de que é fácil usar sua página, é preciso garantir que o Google consiga rastrear suas URLs. Portanto, verifique se há alguma “diretiva disallow” em vigor. Além disso, tenha cuidado para que o Googlebot não carregue conteúdo que exija interações do usuário, como clicar ou passar o dedo. É preciso garantir que o Google conseguirá entender esse tipo de conteúdo com carregamento lento. Por fim, use as mesmas tags de meta robots nos sites para computador e dispositivo móvel.
7. Conteúdos longos ajudarão a melhorar as SERPs
Como falamos acima, expertise, autoridade e confiança são os elementos que estão cada vez mais relevantes para o Marketing de Conteúdo.
Comece a produzir conteúdos mais longos para alcançar posicionamentos mais altos nas pesquisas. O objetivo é fornecer informações que possam ser compartilhadas e mantenham o engajamento. Divida seu conteúdo em seções com subtítulos H2 e H3 para facilitar seu rastreamento. Os subtítulos são importantes principalmente para sites de dispositivos móveis. Em segundo lugar, vincule fontes relevantes e com pontuação de autoridade sólida. Por fim, confira se é fácil compartilhar o conteúdo. Inclua links de compartilhamento no título e depois na conclusão para que os leitores possam compartilhá-lo com apenas um clique.
A ideia é garantir aos usuários que o conteúdo que estão consumindo é realmente de qualidade e, para isso, muitas vezes é necessário uma pesquisa mais aprofundada e o resultado são conteúdos com mais informação. Assim, uma das coisas mais importantes é investir na produção de conteúdos mais abrangentes e, consequentemente, longos.
De acordo com o estudo State of Content Report leituras longas, de mais de 3 mil palavras, recebem três vezes mais tráfego e tem quatro vezes mais compartilhamentos e 3,5 vezes mais backlinks do que artigos com tamanho médio de 901-1,2 mil palavras.
Isso contribui para o aumento do alcance orgânico da sua marca e para o desenvolvimento da sua autoridade digital, resultando em melhores classificações no Google.
Tudo esta mudando em uma velocidade maior do que estávamos acostumados, o SEO esta cada vez mais estratégico e é importante cuidar de todos os detalhes para proporcionar cada vez mais a melhor experiência para o usuário.
Nas próximas semanas compartilharemos mais artigos com este tema, com novas metodologias para lidar com a otimização dos sites em tempos de SEO experience.